Mensaje mundialista (Antes de la final)
julio 12, 2014
Muitos brasileiros estão a favor de um time que cravou sete gols contra eles. É incompreensível. (Muchos brasileros van a hinchar por un equipo que les clavó 7 goles. Es incomprensible).
Deberían aprender de los ejemplos del propio Neymar y de Paulo Coelho.
Pese a la hermosa rivalidad futbolística, yo quería que Brasil le gane a Alemania. No me gustó ver sufrir a gente que aprecio y a una ciudad en la que fui excelentemente tratado como lo es Belo Horizonte. Con los alemanes no tengo nada en común, y creo que nunca lo tendré.
A veces es bueno y es necesario que sepamos separar las cosas. El fútbol podrá enfrentarnos momentáneamente, pero muchas más situaciones nos unen. Todo mi repudio a los comportamientos violentos y exacerbados (de los dos lados).
¡Vamos Argentina!
agosto 3, 2014 at 6:21 pm
Copio los comentarios que dejaron en mi cuenta de Facebook acerca de este pequeño escrito. Me parecen muy valiosos…
Nicolás Buira: nada más acertado que tus palabras querido primo.
Oscar Torres: Muy bueno, es justo lo que pienso. También tengo amigos brasileños de una calidad humana invalorable. Creo que la verdadera rivalidad y dignidad deportiva, no es cantar contra un pueblo hermano, sino alentar al equipo propio. Vale para ambos lados. Vamos argentina.
Bernardo Sanches: Meu amigo, como vai?
A verdade é que, não sei exatamente por que, nem como se fez criar uma «rivalidade» exacerbada entre os dois países.
Parte da imprensa esportiva no Brasil trabalha dessa maneira deplorável. E, infelizmente, vejo o Diário Olé tentando fomentar o mesmo por aí.
Ademais, como se diz o ditado por aqui, a alegria do vizinho é também irritante.
Por outro lado, vejo compreensível a torcida pela Alemanha pelas atitudes extremamente simpáticas dos ogadores alemães para com o Povo brasileiro desde o início da copa.
Bernardo Sanches: http://veja.abril.com.br/…/lukas-podolski-o-mais…
http://sportv.globo.com/…/schweinsteiger-lamenta-placar…
http://www.foxsports.com.br/…/162321-ozil-tenta…
Estanislao Torres Del Santo: Assim é meu amigo. A imprensa aqui está falando que os brasileiros são nossos inimigos. Ruggeri, o ex jogador campeão do mundo dizendo que odeia até os trbalhadores dos aeroportos que controlam sua bagagem… Enfim, concordo com que a maneira de comunicar é deplorável.
Estanislao Torres Del Santo: Y seguimos dando manija. Tinelli, Ruggeri, Gustavo López (dijo que jamás visitará de nuevo Brasil). Famosos brasileros twitteando que odian a la Argentina. Lo de los «torcedores» de Flamengo, adorando a Alemania porque compartieron colores justamente el día del 7 a 1…
Rodrigo Dellatorre: Algumas coisas são explicadas…sempre houve a rivalidade, as duas vezes que fui à argentina nem fui mal tratado por causa disso, mas algumas coisas acirram isso..olhe esse link e um post de um amigo que foi a mais de 10 jogos na copa, em várias cidades:
http://www.ricaperrone.com.br/nos-eles-todo-o-resto/
Rodrigo Dellatorre: «Eu fui em varios jogos da Copa, convivi com torcedores do mundo inteiro, na grande maioria das vezes de forma pacífica, educada e bem humorada. Mas nesse fim de semana, aqui no Rio, vi a torcida mais arrogante da Copa. Os argentinos são abusados. Muito!! Chegam no Rio, Maracanã e acham que estão em Buenos Aires. Insultam os brasileiros e provocam todo o tempo, como se estivessem no quintal de casa. Sao sem educacao, roubam, furam fila, nojentos!! Encheram o saco o jogo inteiro, mas na hora que os brasileiros responderam a altura apelaram e partiram pra violência. Tudo isso dentro do Brasil, dentro do Maracanã. Por favor né? Aí não…já vão tarde…»
Estanislao Torres Del Santo: É lamentável Rodrigo Dellatorre. Somente não concordo com a última parte do artigo. Alguns brasileiros também são assim. Provocadores, abusados… O importante é que você, eu, e tantos outros argentinos e brasileiros, gostamos e muito de nossos hermanos. Desfrutamos da rivalidade e com certeza, sabemos separar as coisas.
Rodrigo Dellatorre: sim sim…o erro acontece das duas partes…eu concordo q os brasileiros provocam tb…e ainda q os argentinos sao corajosos, eu nunca arrumaria confusão no RJ…rsrsrs…mas a parte do racismo acho o pior dos pontos, sendo que a fifa vem batendo nisso em toda europa…mto menos aceitavel entre sul americanos.
Estanislao Torres Del Santo: O artigo provavelmente descreva muito bem ao típico argentino de Buenos Aires. O portenho. O argentino do resto do pais não se acha o centro do universo.
Rodrigo Dellatorre: Por essas e por outras que ainda visitarei cordoba….rsrsrs entendo bem o q voce diz, pois vemos a diferença de postura do brasileiro de acordo com o Estado. Vc conheceu provavelmente o melhor povo do Brasil para se lidar..O mineiro, talvez se conhecesse mais gente no RJ não gostaria tanto. (E eu nasci no RJ eihn..rsrs).
Estanislao Torres Del Santo: Sim, tem que visitar Córdoba. Já é tempo. Gostei muito do jeito de ser do mineiro e do capixaba. Não acho a mesma coisa do curitibano.